W3 Sul: do Carnaval à festa junina

Nas primeiras décadas de Brasília, a W3 Sul se consolidou como a principal avenida da cidade. Não só como centro comercial, com lojas de diversos segmentos e os mais badalados restaurantes, mas também como importante corredor cultural. Na W3 estavam o Cine Cultura (507 Sul), o Teatro da Escola Parque 307/308 Sul, o Teatro Galpão (508 Sul), além de lojas de discos, bancas de revistas e outros lugares que reuniam artistas, intelectuais e todos os que estivessem interessados na intensa cultura brasiliense.

Cine Cultura, grande sucesso na W3 Sul nos anos 60

Mas o evento que mais marcou essa época, sem dúvida, foram os desfiles de Carnaval. Era na W3 Sul que as escolas de samba candangas desfilavam todos os anos, atraindo milhares de pessoas nas arquibancadas montadas ao longo da avenida e, também, dançando pelas ruas e pelas quadras vizinhas. Todos os anos, grandes festas.

Os desfiles de Carnaval na W3 atraíam multidões

Os anos passaram e a principal avenida da cidade foi perdendo seu brilho, como todos sabem. Muitos fatores contribuíram para isso, como a chegada dos shopping centers e a falta de infraestrutura e segurança no local. Mas também sabemos que um importante movimento de revitalização já acontece há algum tempo, com iniciativas para reerguer a W3 Sul e colocá-la novamente no mapa cultural e comercial da cidade.

E aí temos uma nova e inédita ideia que acontece em 2022: a festa junina. Batizada de Estralada: a festa junina da W3 Sul, o evento acontece nos dias 11 e 12 de junho entre a 504 Sul (Sesc) e a 506 Sul (Infinu), quando a avenida estará fechada para os carros e aberta para o lazer das 14 às 22 horas. Comidas típicas, música, quadrilhas, atividades para crianças e tudo o que uma festa tradicional, gratuita e ao ar livre pode oferecer.

Tropicaos Fanfarra, uma das atrações do evento. Foto: Thais Mallon

Uma grande oportunidade para mostrar que a W3 ainda tem muito a oferecer e está se consolidando – novamente – como um importante centro agregador da nossa cidade.   

Um comentário em “W3 Sul: do Carnaval à festa junina

Deixe um comentário